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 Guia para sábios e professores suporte

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[GM]Seyanry.
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MensagemAssunto: Guia para sábios e professores suporte   Guia para sábios e professores suporte EmptyQui Jan 14, 2010 5:51 pm

Guia sobre Sábio/Professor de Suporte(WoE).


Sobre o Guia


Neste guia primeiro apresentarei as builds e depois explicarei as razões que levam às escolhas dos atributos e habilidades de um sábio/professor voltado para a WoE. Creio que tendo em mente essas razões você poderá construir a sua própria build ou modificar as que eu apresentarei aqui. Você está lendo um guia, esta leitura tem como objetivo guiá-lo, mas não existem regras inquebráveis, cada pessoa faz da sua maneira.

Links úteis
WTF? links úteis no começo?
Sim... algo contra?

- [url=http://rode.doddlercon.com/db/calc/index.php]http://rode.doddlercon.com/db/calc/index.php[/url] - Calculadora de atributos.
- [url=http://web.hc.keio.ac.jp/~fk061999/himeyasha/skill3/]http://web.hc.keio.ac.jp/~fk061999/himeyasha/skill3/[/url] - Calculadora de habilidades.
- [url=http://ro.truesource.info/search/]http://ro.truesource.info/search/[/url] - Database
- [url=http://games.levelupgames.com.br/ragnarok/guia_jogo/database.php]http://games.levelupgames.com.br/ragnarok/guia_jogo/database.php[/url] - Outro database

Obs: Dragonologia no level 4 fornece +2 de inteligência. Na calculadora de atributos ela está fornecendo +3 de inteliência. Então se você tiver Dragonologia level 4 coloque na calculadora level 3.

Guia sobre Sábios

Introdução

Com a chegada das transclasses aumentou o número de builds PvM e algumas pessoas dizem que os sábios com build WoE estão "fora de moda". Porém, só existe uma classe mais efetiva na WoE que um sábio, essa classe é a transclasse de sábio. Se uma pessoa falar na guerra que os sábios de suporte decidem qual lado vai ganhar, ela não está exagerando.

Se você pretende fazer um sábio para upar rapidamente eu aconselho que você faça um battle sage, com a ajuda de equipamentos eles upam bem rápido.

Stats

Vou diferenciar as builds de sábios em 2 diferentes tipos: A build que vai pra guerra e a build que não vai pra guerra. Na WoE você precisará de dois stats: des pra usar suas magias, vit para ficar vivo. Quando você não estiver na guerra você precisará de int para matar monstros. As builds que eu apresentarei a seguir são baseadas no equilíbrio/desequilíbrio entre WoE e upar.

Stat Build 1

Int 81+9
Des 99+5
Vit 48+3+4 (carta fabre x4)
For 4+5

Essa build permite que você chegue ao 8x sozinho. Chegar no 99 sozinho com essa build é difícil, mas possível. Se você sente que precisa de mais um pouco de int pode tentar uma variação com 86+9 int e 38+3+4 vit.

Stat Build 2

int 11+9
Des 99+5
Vit 93+3+4 (carta fabre x4)
For 24+5

Essa build é mais efetiva que a primeira na WoE. Porém, não upa sozinho. O fato de não upar sozinho não importa em leveis mais altos, as duas builds upam mais rápido no leech. Com Benção sua inteligência alcança bônus na regeneração. Com as cartas fabres você tem proteção total contra status negativos. Você pode alcançar 150 des com ou sem comida, dependendo dos equipamentos/comida que você pretende usar é possível diminuir a destreza. Se você pretende equipar cartas drops todo o tempo você pode colocar vitalidade em 97+3, mas sem diminuir destreza ou int alcançaria apenas 10 de força com isso.

Stat Build 3

Se você não gostou nem da primeira build nem da segunda, faça sua própria build. Mude os valores de int e vit até achar algo que lhe agrade e coloque os pontos que sobram na força. A int fornece bônus na regeneração de SP de 6 em 6 pontos. Bônus no ataque mágico máximo de 5 em 5 pontos, bônus no ataque mágico mínimo de 7 em 7 pontos. A vitalidade fornece imunidade a status negativos quando atinge o valor 100, algumas pessoas dizem haver um bônus na proteção de 20 em 20. A vit fornece bônus na regeneração de HP de 5 em 5. Tendo esses valores em mente, as explicações abaixo e usando as builds acima como base eu acredito que você conseguirá construir a sua própria build.

Explicações sobre a build de atributos

Primeiro vamos analisar os benefícios que cada stat oferece:

-Des: Cada 15 pontos diminuem o tempo de conjuração em 10%. Com 150 pontos o tempo de conjuração é 0.
-Vit: Cada ponto em vit aumenta seu HP e oferece proteção contra status. Com 100 pontos de vit você não será afetado por vários status.
-For: Cada ponto em força aumenta sua carga máxima em 30.
-Int: A inteligência aumenta o seu ataque mágico e a sua regeneração de SP.

Esses são os atributos mais relevantes para os sábios. As únicas coisas que um sábio precisa na WoE é usar suas magias e ficar vivo. Então, os atributos principais são destreza e vitalidade. A inteligência irá influenciar o seu PvM e até que level você conseguirá upar sozinho, sua função não é matar então sua inteligência não vai influenciar nisso.

- Motivos por trás da destreza:

Uma das habilidades mais eficientes na WoE é Proteger Terreno. Normalmente quando for hora de usar essa habilidade você estará em uma área que é atacada de várias formas. Por esse motivo queremos que o tempo de conjuração seja o mais curto possível, e o mais curto possível é 0. Para isso você precisará de 150 de destreza.

- Como alcançar 150 de destreza?

Para alcançar essa destreza você precisa de 99 des, Benção, Canção de Batalha, e equipamentos que forneçam +16 de destreza.
Um exemplo seria: 99(des base)+5(level de classe 50)+4(bastão com 4 drops)+8(2x luvas c/zerom)+3(AoA)+1(carta rocker)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 des
Você terá que sacrificar algumas coisas para alcançar essa destreza com um sábio. Mas Proteger Terreno com 0 de conjuração vale a pena. Se você não tem algum dos equipamentos você pode usar comida para aumentar sua destreza. E eu não sugiro andar com esses equipamentos o tempo todo. É bom tem nos atalhos para quando você precisar mas você precisa chegar vivo no local onde você vai usar Proteger Terreno. Então, use equipamentos para aumentar sua sobrevivência até lá. Um professor pode usar mais equipamentos de proteção enquanto tenta obter 150 des devido ao bônus mais alto em destreza que eles recebem de seu nível de classe 70.

- Eu acho 99 des base muito caro. Tem algum outro meio de pegar 150 des?

Tem sim. É só usar comida que aumente a sua des. Se você colocar 95 des é só usar uma comida de +4 des e o problema está resolvido. Isso também serve quando você ainda não tem equipamentos suficientes. Se você ou algum amigo seu possui uma carta Ermitão Maligno isso também ajudará a aumentar a sua destreza. Outra possibilidade para o uso de comida é se você tem 99 des mas não quer usar alguns equipamentos de des por eles diminuírem a sua sobrevivência. Um exemplo seria equipar uma carta dokkebi/peixe espada na armadura e um chapéu fedorento, usando uma comida de +4 des para compensar.

- Motivos por trás da vitalidade:

A vitalidade afeta a sobrevivência do ser personagem, não somente pelo fato de aumentar o seu HP. Ela também influência a quantidade de HP regenerada pelas poções (cada ponto em vitalidade aumenta em 2% a eficiência de uma poção) e a chance do seu personagem ser afetado status negativos. Apenas o fato de ser um sábio faz com que muitos jogadores o tenham como um alvo primário: isso faz com que ser capaz de sobreviver se torne uma prioridade.

- Quanto colocar em vit?

A destreza é nossa prioridade. Sabendo disso você terá que decidir se a sua prioridade é upar ou sobreviver na WoE. Se a sua prioridade é upar: coloque a inteligência em um valor que você considera satisfatório e depois coloque o quanto você poder em vitalidade. Se a sua prioridade é sobreviver na WoE faça o contrário: coloque a vitalidade em um valor que você considera satisfatório e depois coloque o quanto você poder em inteligência/força. Os valores aceitáveis para a vitalidade variam entre 40 e 100.

- Quando a vitalidade pode me prejudicar?

Normalmente apenas uma situação faz com que vitalidade seja prejudicial: quando somos alvos de AD. AD é uma habilidade que causa mais dano baseado na vitalidade do alvo. Porém, como a vitalidade também aumenta a quantidade de HP regenerada pelas poções você poderá regenerar uma quantidade de HP maior do que a quantidade de HP perdida devido ao AD com valores de vit entre 60 e 100, se o seu HP for muito baixo e você morrer em um hit isso não vai fazer diferença.

- Motivos por trás da força:

Força pode parecer um atributo bem inútil para a classe dos magos. Porém, nos sábios com construção voltada para a WoE a força tem a função de manter o sábio vivo por mais tempo. Cada ponto em força aumenta em 30 sua capacidade máxima de carga. Isso permite que você carregue mais poções, com mais poções você sobrevive mais tempo. Força não é um dos atributos principais mas é um ótimo local para colocar aqueles pontos que sobram.

- Motivos por trás da inteligência:

A inteligência não lhe será muito útil na WoE. O único motivo para colocar pontos nesse atributo é para conseguir upar sem leech. Esse atributo não influência as principais habilidades dos sábios na WoE e em um pre-cast bem organizado todos os inimigos que você poderia matar, mesmo tendo valores elevados em inteligência, já estarão mortos. Então, os pontos que você colocará nesse atributo dependem de qual level você pretende alcançar sem leech ou outras formas de ajuda.

Skills

Skill Build 1
Veja a build aqui

Mago:

1 Chama Reveladora
10 Lanças de Fogo
5 Bola de Fogo
10 Barreira de Fogo
1 Lanças de Gelo
4 Relâmpago
10 Tempestade de Raios
8 Petrificar

Sábio:

10 Petrificar (+2 pontos)
5 Estudo de Livros
5 Espelho Mágico
3 Desconcentrar
5 Desencantar
1 Cancelar Magia
1 Conjuração Livre
2 Encantar com Chama
2 Encantar com Ventania
2 Encantar com Geada
1 Encantar com Terremoto
3 Vulcão
3 Dilúvio
3 Furacão
5 Proteger Terreno
1 Coluna de Pedra
5 Fúria da Terra

Essa build de skills é para sábios que pretendem upar "com suas próprias mãos" e ainda assim serem úteis na WoE. Tempestade de Raios e Fúria da Terra são usadas para mobar em alguns lugares. Você pode mudar a build como você desejar, é só não mexer em skills realmente necessárias na WoE como Proteger Terreno e Desencantar.

Skill Build 2
Veja a build aqui

Mago:

1 Chama Reveladora
1 Lanças de Fogo
1 Lanças de Gelo
1 Relâmpago
10 Petrificar
7 Ataque Espiritual
5 Espíritos Anciões
10 Escudo Mágico
13 pontos sobrando

Sábio:

5 Estudo de Livros
5 Espelho Mágico
3 Desconcentrar
5 Desencantar
1 Cancelar Magia
1 Conjuração Livre
2 Encantar com Chama
2 Encantar com Ventania
2 Encantar com Geada
3 Dilúvio
3 Vulcão
3 Furacão
5 Proteger Terreno
9 pontos sobrando

Essa build é para os sábios que possuem baixa int. Os pontos de mago que estão sobrando podem ir para Rajada Congelante ou Regeneração de SP. Se você pretende upar nos primeiros leveis sozinho os pontos também podem ir em Lanças de Fogo. Os pontos de sábio que estão sobrando podem ir em Fúria da Terra (apenas 1 ponto para revelar Desordeiros). Conjuração Livre se você realmente gosta dessa skill. Regeneração de SP ou Desconcentrar se você acha que precisa de outros meios de conseguir mana.



Skill Build 3
Veja a build aqui



Mago:

10 Lanças de Fogo
7 Ataque Espiritual
5 Espíritos Anciões
7 Barreira Mágica
1 Chama Reveladora
1 Lanças de Gelo
1 Relânpago
10 Petrificar
7 Pontos sobrando

Sábio:


5 Estudo de Livros
1 Espelho Mágico
3 Desconcentrar
5 Desencantar
2 Encantar com Chama
2 Encantar com Ventania
2 Encantar com Geada
3 Dilúvio
3 Vulcão
3 Furacão
5 Proteger Terreno
8 Pontos Sobrando



Essa build de habilidades é para aqueles que têm int e querem Barreira Mágica. A sua int garante que seu up nos níveis médio/baixos seja tranquilo e a Barreira Mágica o torna muito útil em alguns grupos de alto nível, além de ser uma ótima habilidade para a WoE. Os pontos Sobrando podem ser usados para obter/aumentar: Tempestade de Raios, Rajada Congelante, Barreira de Fogo Conjuração livre, Barreira Mágica, Espelho Mágico. São várias possibilidades. Para WoE seria melhor aumentar Barreira Mágica, Espelho mágico e talvez pegar 1 ponto em Conjuração Livre. Os pontos que sobram e não existem mais nenhum lugar que vale a pena investir podem ir em Aumentar Recuperação de SP, Sentido Sobrenatural e Conjuração Livre. Exemplo



Explicações sobre a build de habilidades

Rajada Congelante x Petrificar, qual é o melhor?

Apesar de Rajada Congelante não consumir gemas, ter um maior alcance, maior chance de parar o inimigo e causar mais dano. Na WoE essa skill é inutilizada devido à grande quantidade de jogadores usando carta Cavalo Marinho. Apesar de Petrificar também ser inutilizado por uma carta a quantidade de jogadores que se protegem contra o mesmo é menor. E se eles não podem ser Petrificados na grande maioria das vezes eles também não podem ser congelados. Petrificar também permite que os sábios com alguma int derrubem oponentes menos resistentes. Isso ocorre devido à habilidade permitir que uma magia cause dano no alvo sem que o alvo seja "despetrificado". Mais explicações na parte de estratégia.

Qual level de Fúria da Terra eu colocar na build?

Se você pretende usar Fúria da Terra para matar monstros coloque-a no level 5. Se você tem int suficiente para causar pelo menos 1 de dano na guerra e quer usar a skill apenas para revelar os inimigos você só precisa do level 1. Se você possui uma int muito baixa você não será capaz de atingir os inimigos. Então, não coloque pontos nessa skill.

Por que apenas um ponto em Conjuração Livre?

Jogando como um Sábio é relativamente difícil de conseguir 150 des. Se fosse mais fácil nem precisava pegar Conjuração Livre. O melhor uso de Conjuração Livre é mover-se para uma falha do pre-cast enquanto se conjura Proteger Terreno. Você só precisa de um level da skill para realizar essa manobra. Porém, se você realmente gosta dessa habilidade você pode colocar mais pontos nela, desde que isso não prejudique outras skills que também são necessárias.

Guia sobre Professor

Introdução

Apesar de serem construídos de formas parecidas os Professores têm uma grande vantagem sobre os Sábios: eles realmente não precisam de inteligência para nada, nem para upar. Isso faz com que vários pontos de atributos e habilidades fiquem livres. Para criar um Professor WoE temos que saber como aproveitar esses pontos.

Stats

Existem três tipos principais de Professor : Caster, Battle, Full support. Eu acredito que o último tipo é mais efetivo na WoE, por esse motivo esse guia é voltado para os profs FS. Não estou dizendo que os FS são melhores que os outros tipos em todos os aspectos, estou falando apenas sobre WoE.

Sendo um prof FS você precisará de: des/vit/for/int. Algumas pessoas usam sorte mas simplesmente não vale à pena. Se você tiver alguns pontos sobrando quando terminar a build você pode colocar esses pontos em força ou inteligência. Se você não vê nenhum benefício de colocar pontos nesses atributos você pode aumentar sua sorte, mas isso não vai te ajudar muito. Des para diminuir o tempo de conjuração, vit para proteção contra atordoamento e HP, Int para acertar alguém com Fúria da Terra ou Rajada Congelante, For para aumentar sua capacidade de carga. Não use int com o intuito de aumentar o seu SP máximo, simplesmente use equipamentos para isso. Isso só importa quando você "reabastecer" monges/mestres, então não se preocupe muito com isso.

Stat Build 1

Int 2+13+3 (dragonologia lvl 4)
Des 99+11
Vit 96+4
For 33+6
Sor 1+2

Essa build funciona bem se você não possuir Fúria da Terra e não estiver com medo de Acid Demonstration por alguma razão. Se você acha que AD vai te machucar demais tente uma build com 80 vit. Os pontos que sobram depois de pegar 99 des e 96 vit podem ir para For/Int/Sor. Mas lembre que sorte lhe oferece pouca proteção comparada com vit, e que nessa build você já possui vit 100. Você pode diminuir sua vit se for usar Manto do Sobrevivente, distribua os pontos que iriam ser gastos com vit onde você quiser.

Stat Build 2

Int 38+13+3 (dragonologia lvl 4)
Des 99+11
Vit 86+4+10 Manto do Sobrevivente
For 29+6
Sor 1+2

Com essa int você será capaz de "revelar" Desordeiros. A int está no bônus do seu ataque mágico mínimo, o motivo para isso é que você só precisa causar 1 de dano. Se você acha que um pouco menos de int já está bom você pode tentar 31 int e aumentar sua força (vai sobrar 2 pontos de stats que podem ir para a sorte). Essa int também aumenta um pouco o seu SP máximo, o que pode ser útil em algumas situações.

Stat Build 3

Int 38+13+3 (dragonologia lvl 4)
Des 99+11
Vit 76+4
For 47+6
Sor 1+2

Esse é um exemplo de build tendo em mente que uma vit alta faz você levar mais dano de AD. Ao invés de colocar os pontos em força você poderia colocar em sorte. Porém, sorte oferece pouca proteção. Você pode diminuir sua vit se for usar Manto do Sobrevivente, distribua os pontos que iriam ser gastos com vit onde você quiser.

As builds acima são apenas exemplos, tendo em mente o que você precisa é fácil fazer uma build diferente dessas e que também funcione bem. Você precisa de proteção contra status e 150 des com Benção + Canto de Batalha, depois disso é só colocar os pontos que sobram onde você preferir.

Explicações sobre a build de atributos

O que um Professor precisa? Usar suas skills e ficar vivo. Destreza vem em mente quando se fala em usar skills. A Destreza permite que o tempo de conjuração das suas magias seja diminuído. Como os benefícios da destreza crescem linearmente iremos pegar 99 de des. Ficar vivo? Vitalidade aumenta o seu HP e diminui as chances de você sofrer alguns "status". Porém, se você não estiver preparado uma vitalidade muito alta poderá causar a sua morte em algumas situações. Na WoE a quantidade de poções que você carrega também define quanto tempo você irá sobreviver. Por esse motivo a força ajuda a manter você vivo. Os pontos que sobram vão para int, possibilitando o uso de algumas skills e aumentando o seu SP. Pontos são colocados em sorte apenas na completa falta de opções.

-Des: Cada 15 pontos diminuem o tempo de conjuração em 10%. Com 150 pontos o tempo de conjuração é 0.
-Vit: Cada ponto em vit aumenta seu HP e oferece proteção contra status. Com 100 pontos de vit você não será afetado por vários status.
-For: Cada ponto em força aumenta sua carga máxima em 30. No começo da WoE normalmente você estará com 89% da sua carga máxima.
-Int: Ao contrário do que a maioria dos jogadores está acostumado a int não será colocada em múltiplos de 5. Ela será colocada em múltiplos de 7 já que o que interessa é o ataque mágico mínimo.
-Sor: A sorte atua como a vitalidade na proteção contra os status. Algumas pessoas que sentem que necessitam dessa proteção sem aumentar a vitalidade aumentam sua sorte. Eu não aconselho isso.

A razão por trás de cada atributo já foi explicada na parte de Sábios, elas continuam as quase mesmas quando se trata de Professores. A diferença são os pontos livres que os professores têm por não necessitar de inteligência e a maior quantidade de pontos por ser uma transclasse.

Skills
Veja a build aqui

High Mage:
1 Chama Reveladora
7 Ataque Espiritual
5 Espíritos Anciões
1 Lanças de Fogo
1 Relâmpago
5 Lanças de Gelo
10 Petrificar
3 Aumentar recuperação de SP
6~9 Rajada Congelante
7~10 Escudo Mágico

Professor:

4 Estudo de Livros
3 Espelho Mágico
4 Indulgir
1 Exalar Alma
1 Desconcentrar
5 Cancelar Magia
5 Desencantar
5 Sifão de Alma
2 Encantar com Chama
2 Encantar com Ventania
2 Encantar com Geada
3 Dilúvio
3 Vulcão
3 Furacão
5 Proteger Terreno
1 Bruma Ofuscante
9 Estudo de Livros +(4 pontos)
4 Dragonologia
1 Prisão de Teia
1 Encantar com Terremoto
1 Coluna de Pedra
1 Fúria da Terra
5 Enlouquecedor

Essa build é para aqueles que têm um pouco de int.

E se minha build de stats for sem int?


Tire os 3 pontos usados em fúria da terra e coloque-os em algum outro lugar. Indulgir 5 e Espelho Mágico 5 é uma possibilidade.
Se os seus aliados estão muito preocupados com a carta Ghostring você pode colocar Encantar com Terremoto 4, tirando um ponto de Indulgir (talvez). Existem outras maneiras de mudar o elemento de uma arma. Então, você não necessariamente precisa de Encantar com Terremoto 4 para fazer isso.
Tenha em mente que as builds aqui são apenas exemplos, mude-as como você quiser.

Por que não tem Memorizar/Conjuração Livre?

Memorizar não é necessário já que nessa build temos como objetivo 150 des.
150 des também torna Conjuração livre inútil.

150 des? O.o
99+11+4+6+10+20 = 150 des

99(base des)+11(lvl de classe 70)+4(bastão com 4 drops/bastão do sobrevivente versão des com drops)+6(2xzerom)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 destreza

Os sábios também podem alcançar 150 des como já foi mostrado antes. Mas eles necessitam de um equipamento full des:

99(base des)+5(level de classe 50)+4(bastão com 4 drops/bastão do sobrevivente versão des com drops)+8(2x luvas c/ zerom)+3(AoA)+1(carta rocker)+10(benção)+20(Canção de Batalha) = 150 destreza

150 só com ajuda? Eu não quero depender de outros players. O que eu faço?

Joga Tetris, Mário All Stars... sei lá.

Explicações sobre as habilidades

Enlouquecedor
<BLOCKQUOTE>[LV 1] MATK +20% MDEF -12% 60% success
[LV 2] MATK +40% MDEF -24% 65% success
[LV 3] MATK +60% MDEF -36% 70% success
[LV 4] MATK +80% MDEF -48% 75% success
[LV 5] MATK +100% MDEF -60% 80% success
</BLOCKQUOTE>


A redução na mdef é baseada na int-mdef do alvo e não na mdef dos equips. Isso torna o uso ofensivo da skill limitado, se você considerar que nessa build a int é muito baixa o uso ofensivo cai para 0. No pre-cast o uso defensivo dessa skill é imenso. Simplesmente use ela em um wizard aliado e veja os inimigos evaporarem. Eu acredito que o aumento na força do pre-cast causado por essa skill é motivo suficiente para colocar pontos nela.

Fúria da Terra
Essa skill é usada apenas para revelar Desordeiros na WoE. Não é necessária, e se você não tem int o suficiente você não deve colocar pontos nela. Apesar de não ser necessária quando eu jogava com um professor sem essa skill eu tinha que gritar para os bruxos onde o desordeiro estava, ao invés de simplesmente usar a skill.

Prisão de Teia
Algumas pessoas argumentam que os pré-requisitos para essa skill são muitos e por isso não é viável pega-lá. Outros dizem que professor sem skills ofensivas não se beneficiam dessa skill. Eu digo que em alguns momentos você precisa parar um inimigo, e tem que ser agora ou ele vai transformar o seu emperium em poeira. Nessas situações você não pode depender de Petrificar ou Rajada congelante já que as chances dessas skills não funcionar são bem grandes. Prisão de Teia para o inimigo com 100% de chance.

Bruma Ofuscante
Essa habilidade é muito útil em situações que acontecem regurlamente. Todas as habilidades que não tem como alvo o chão podem falar quando usadas em alvos que se encontram dentro dessa habilidade, 75% de chance. Uma habilidade muito útil e que so custa 1 ponto, sem motivos para não ter essa habilidade.

Proteger Terreno
Você tem que pegar essa skill, ela é obrigatória. Algumas pessoas defendem que essa skill é melhor no lvl 3 do que no lvl 5. Argumentando que no lvl 5 a área afetada é tão grande que em alguns locais quando essa skill é usada defensivamente ela acaba protegendo a entrada que os inimigos estão usando. Eu prefiro o lvl 5 por que ele possui uma maior capacidade ofensiva, apesar do lvl 3 ser suficiente na maioria das defesas, e nas salas pequenas onde o fato acima descrito pode acontecer um melhor posicionamento da skill resolve o problema facilmente.

Sifão de Alma
No lvl 5 essa skill tem um cooldown de 15s. No lvl 4 ela tem um cooldown de 10s. Algumas pessoas preferem o lvl 4 para poder tirar o SP dos inimigos com mais freqüência. Na prática isso não acontece devido ao extenso número de ações que devemos tomar na WoE. Portanto, esses segundos no cooldown não fazem muita diferença. O level 5 é útil para matar bruxos de nível baixo em 1 hit, o level 4 é útil em algumas situações em que você não pode se dar ao luxo de perder um pouco de HP. Você pode selecionar que level da habilidade você quer usar.

Indulgir
Quando maior o level dessa skill maior a quantidade de SP que ela fornece. Ela consome 10% do seu HP máximo em todos os leveis. Algumas pessoas preferem níveis mais baixos devido delay reduzido. Não vejo isso como um fator determinante na escolha do level dessa skill já que o aumento no delay é de apenas 0,2s por level. O que deve se ter em mente na escolha do level dessa skill é quantas vezes você precisará usa-lá para atingir o seu SP máximo ou o SP do seu amigo Monge/Mestre.



Créditos:ArcanoApoptosis
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