2° parteGuia de evolução do GC
A árdua vida de um Aprendiz:
“Upar” um GC não é muito difícil, mas exige paciência, é possível sanar as deficiências; falta de Força e ASPD que fará o espadachim dependente de bons equipamentos, com overupgrades de preferência e cartas que aumentem os atributos.
Durante toda a evolução do personagem deve ser enfatizado a quantidade de Sp e o uso de Golpe Fulminante.
Níveis de 1 até 15
Campo de Treinamento para Aprendizes Modos Fácil ou Difícil, (Prefiro ir pro difícil):
Mate todos os monstros, aumentando a destreza para acertar mais e a vitalidade deixe a inteligência de lado.
Economize algumas poções de aprendiz pra depois se possível.
“Os atributos devem ficar em torno de (16 vit) e (15 dex)”
Virando um Espadachim
Teste para Espadachins
Esse teste é bem simples, você deve falar com o chefe da guilda de espadachins localizado ao oeste de Izlude, e se inscrever.
Depois entre na sala a esquerda e converse com a Mãe ela lhes esplicará como funciona o teste, então é só falar com o soldado no outro lado da sala e se estiver pronto você será mandado a sala de testes.
O teste consiste em três salas com obstáculos que você deve evitar, terá 10 minutos para realizar o teste.
Tudo muito fácil, ande sempre em frente, desviando dos buracos e ficando longe das bordas.
A segunda parte é só se posicionar de frente a passarela, colocando o ponteiro no centro dela e algumas posições a sua frente, click e segure até chegar do outro lado.
A terceira parte é tão simples quanto a primeira, a diferença são as chon-chon que aparecem na faze.
Caso você caia, aparecera em uma sala com fabres e chon chon, não perca tempo matando esses monstros corra para o portal e volte ao teste.
Após passar pelas salas você será levado de volta a guilda e o chefe te transformará em espadachim.
Níveis de 16 até 35
Flash,Puro: Somente Destreza e Vitalidade são importantes nessa faze para poder acertar mais, aumentar o dano mínimo e resistir mais aos ataques.
Xamã,Redentor e Escudeiro : Podem acrescentar certa quantidade de força, o que ajuda a upar nessa faze.
Esgotos de Prontera Níveis 1 e 2:
Matando Besouro, Tarou, e Esporo nessa hora você ira usar bem as poções economizadas, sempre aumentando vitalidade e destreza para aquentar o dano e destreza é muito importante para poder acertar, eles tem alguma esquiva.Aconselho uma (vit 25) pelo menos.
Ataque: Flamenjante, Carteadas com Caramelo.
Defesa: Escudo carteado com Pé Grande ou Guerreiro Orc, Manteau de “Loki”.
Ilha de Baylan Níveis 1 e 2:
Matando Plâncton, Kukre,no principio e depois Hidras e Marinas, com armas trovejantes ou desidratantes, será possível ficar nesse mapa upando por algum tempo.
Ataque: Trovejante, Carteadas com Drainliar.
Defesa: Manteau de “Loki”.
Formigueiro Infernal Níveis 1 e 2:
Matando Formigas, André , Deniro,Pierre e Vitata, eles dropam a carta André, então é importante passar algum tempo upando por aqui até conseguir 1 ou 2 delas. Ter Impacto explosivo nível 1 ajuda bastante com mobs, já não tão freqüentes como antes.
Ataque: Flamenjante, Carteadas com Caramelo, Língua de Fogo.
Defesa: Escudo carteado com Pé Grande, Manteau de “Loki”.
Alternativa: Óculos de Proteção “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Níveis de 36 até 45
Flash:Durante essa etapa a destreza e vitalidade ainda serão muito importantes, porem devera ir arredondando a inteligência entorno de 12, 18, ou até 24.
Puro: Mantenha a dextreza em torno de 20 ou 25 e vá aumentando a Inteligência e Vitalidade.
Xamã,Redentor e Escudeiro : Podem aumentar a força e manter destreza em torno de 25 , não esquecendo de Vitalidade.
Esgotos de Prontera Níveis 3:
Matando Besouro Fêmea,Besouro Macho,Tarou, e Esporo nessa hora você ira precisar usar mais poções, sempre aumentando vitalidade e destreza para aquentar o dano e destreza é muito importante para poder acertar eles tem alguma esquiva.
São mais fortes e tem mais experiência, contra eles é bom usar Golpe Fulminante e quando der mob Impacto Explosivo, e hora de aproveitar a sp dada pela inteligência e se possível arredondar em 12 pontos ou mais.
Ataque: Flamenjante, Carteadas com Caramelo, Língua de Fogo.
Defesa: Escudo carteado com Pé Grande ou Guerreiro Orc, mateau de “Loki”.
Alternativa: Óculos de Proteção “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Ilha de Baylan Níveis 2 e 3:
Matando Marinas, Obeaune, Cornutos, Marte, armas trovejantes ou desidratantes serão essenciais, unidas por muitos Golpes Fulminantes, já que aqui as Obeaunes possuem certa Agilidade,e Marte causa um bom dano.
Ataque: Trovejante,Espadas carteadas com Drainliar
Defesa: Manteau de “Loki”.
Mao a Caverna do Oeste:
Esse é o novo lar do Sapo Thara, e também tem o Megalodon, dá pra se upar bem aqui até o nível 40 ou mais, trovejante nos Tharas e um Chapéu de Munak pra proteger dos Megalodons.Quem sabe naum tem a sorte de achar uma carta Sapo Thara ou Hidra. Será importante telas mais pra frente.
Ataque: Trovejante, Espadas carteadas com Drainliar e Flora.
Defesa: Chapéu de Munak, Manteau de “Loki”.
Esfinge Nível 1 e 2:
A esfinge pode ser um bom lugar para upar. Exp muito boa e os raros também (obb, cartas matyr, zerom). Mas lembre-se de levar um escudo “Prometeu” (Zerom, Requiem) e um escudo “Ártemis”(Matyr, Drainiliar).
Ataque: Glacial (Zerom e Requiem), Sabre c/cartas Goblim, Sabre Capital bi Primordial.
Defesa: Escudo “Prometeu”, Escudo “Ártemis” , Manteau de “Loki”
Níveis de 46 até 60
Todos: Daqui pra Frente fica a critério do jogador, você já deverá ter uma boa vitalidade e destreza em torno de 35 ou mais, você ficara livre pra decidir colocar ou não em inteligência.
Ilha de Baylan Níveis 3:
Matando Obeaune, Cornutos, Marte, armas trovejantes ou desidratantes serão essenciais, unidas por muitos Golpes Fulminantes, já que aqui as Obeaunes possuem certa Agilidade,e Marte causa um bom dano.
Ataque: Trovejante, Carteadas com Drainliar
Defesa: Manteau de “Loki”.
Apartir do level 50 Deserto de Sograt:
Com bons equips e pots, arenosos são uma ótima opção. Sua xp tanto de base quanto de job é muito boa. São fracos contra elemento fogo (+200% dano), então é recomendando uma arma flamejante.
Ataque: Flamejante
Defesa: Manto ou Sobrepeliz com a Carta Hode.
Vila dos Orcs:
Aqui é bom ter guardado alguma proteção contra Humanóide ou Demi-Humanóide
Você pode ficar um tempo do lado de fora matando alguns Guerreiros Orc e Senhora Orc.
Ataque: Flamejante ou Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo.
Defesa: Chapéu Fedorento, Escudo “Prometeu”, ou Manteu de “Balder”,Manteu de “Loki”.
Calabouço dos Orcs Nível 1:
O Chapéu de Munak ajuda um pouco contra os Orcs Zumbis eles darão uma boa experiência se você souber Mobar com Impacto Explosivo nível 1. Com a ajuda de um noviço , vocês podem ganhar muitos pontos de experiência e zenys, Mande Golpe Fulminante nos Orcs Esqueletos.
Ataque: Flamejante, Língua de Fogo.
Defesa: Chapéu de Munak, Manteu de “Loki”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Calabouço dos Orcs Nível 2:
Nessa etapa é bom tomar cuidado com os Orcs Esqueleto, Os Zenorcs tem muita esquiva, sem Destreza acima de 40 nem é bom tentar matar os Zenorcs, use se possível Luvas, Cartas Rabo de Verme, Carta Zerom,ou múmia na espada para compensar.
Zenorcs dão muita experiência, é bom estar protegido por que eles atacam rápido, da até pra se fazer mob com eles se sua vitalidade estiver razoável e bem protegido.Golpe Fulminante de um em um pode matá-los rapidinho.
Ataque: Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo.
Defesa: Escudo “Prometeu”, Manteu de “Loki”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Gef_Fild14:
Grand Orcs, Orcs Arqueiros são seus alvos, só será possível evoluir aqui com a ajuda de um noviço, ou com muita poção, aqui será necessário usar armas carteadas ou Glacial para poder causar um dano razoável nos Grand Orcs.
Ataque: Glacial ou Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo , Alfanje de Gelo.
Defesa: Chapéu fedorento, Escudo “Prometeu”,Manteu de “Balder”, Manteu de “Loki”.
Alternativa: Botas com Sohee.
Fabrica de Brinquedos Nível 1 e 2:
È possível upar aqui com a ajuda de Noviço, Arqueiro ou Mago provocando os presentes e correndo para o Arqueiro ou Mago matar ou também sozinho com algumas poções, caçando Presentes, e Soldadinhos de Chumbo, aqui da uma boa experiência, a tática é Golpe Fulminante de um a um, vigor pra escapar dos tiros do soldadinho de chumbo.
Ataque: Sabre com a carta Ovo de Peco Peco.
Defesa: Manteu de “Loki”, Escudo “Resilente”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Níveis de 61 até 68
Todos: De agora em diante a prioridade será a inteligência, para que quando você virar templário esteja com um ataque mágico razoável.
Flash, Puro s/Força: Devido a pouca força armas com overupgrades serão muito importantes, ou Cartas Louva a Deus e Tarou. Até conseguir a virar templário e obter a Cura ou Grand Cross.
Fabrica de Brinquedos Nível 1 e 2:
È possível upar aqui com a ajuda de Noviço, Arqueiro ou Mago provocando os presentes e correndo para o Arqueiro ou Mago matar ou também sozinho com algumas poções, caçando Presentes, e Soldadinhos de Chumbo, aqui da uma boa experiência, a tática é Golpe Fulminante de um a um, escudo “resilente” ajuda muito, vigor pra escapar dos tiros do soldadinho de chumbo.
Ataque: Sabre com a carta Ovo de Peco Peco.
Defesa: Manteu de “Loki”, “Escudo Resilente”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Gef_Fild14:
Grand Orcs, Orcs Arqueiros são seus alvos, só será possível evoluir aqui com a ajuda de um noviço, ou com muita poção, aqui será necessário usar armas carteadas ou Glacial para poder causar um dano razoável nos Grand Orcs.
Ataque: Glacial ou Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo , Alfanje de Gelo.
Defesa: Chapéu fedorento, Escudo “Prometeu”,Manteu de “Balder”, Manteu de “Loki”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Calabouço dos Orcs Nível 2:
Zenorcs ainda darão alguma experiência, ainda pode se fazer mob com eles.Golpe Fulminante e Impacto Explosivo nos Mobs.
Ataque: Língua de Fogo,Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo
Defesa: Escudo “Prometeu”,Manteu de “Loki”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Ilha de Baylan Níveis 4 e 5:
Matando Obeaune, Fen,Peixe Espada,Cavalo Marinho, armas Trovejantes ou Desidratantes serão essenciais, unidas por muitos Golpes Fulminantes, Ótimo local para se upar e obter zeny, por causa dos itens e cartas que esses monstros deixam cair.
Ataque: Trovejante,Espadas carteadas com Drainliar
Defesa: Escudo de “Algas” com a raríssima carta Refllesia, Manteu de “Loki”.
Comentário para Flash : Até aqui não encontrei nenhuma dificuldade em evoluir, possuindo os equipamentos certos você poderá evoluir bem, mais não tão rapidamente quanto a maioria dos espadachins. Recomendo que a mudança de classe para templário seja feita no nível 50, porem se não tiver paciência poderá evoluir no nível 45, não recomendo evoluir no nível 40 de classe, pois maximizar vigor e provocar é muito importante.
Virando Templário
Teste para Templários
Vá até o castelo de prontera, siga 2 salas a frente e 1 a esquerda suba as escadas e siga em frente, você encontrara o Líder dos Templários, caso não carregue consigo a “Insígnia da Cavalaria” item que cai do monstro “Raydrics,Kalitzburg” e a “Mão de Deus” item que cai do “Osíris,Deviruchi,Mini Demon” ele pedirá a você para coletar alguns itens.
Alguns desses itens podem estar a venda no centro de prontera, ou você poderá ira atrás deles.
Após passar por esse teste ele o encaminhará a falar um individuo que está na prisão, localizada no subsolo à direita logo na entrada do Castelo de Prontera.
Este será o segundo teste o Teste de Paciência, tenha consigo um rosário vendido na catedral de prontera, e pelo menos 1 nível de “Vigor” para poder passar pelo teste.
O teste consiste em atravessar uma sala repleta de monstros, sem desferir nenhum ataque a nenhum deles, use vigor para não ser parado pelos ataques dos monstros e algumas poções para se recuperar do dano, e atravesse a sala o mais rápido o possível.
Depois vá até a Catedral de Prontera e fale com a cavaleira da Ordem dos Templários ela lhe submeterá ao terceiro teste, esse é o Teste de Conhecimento, é importante que você pesquise e conheça sobre os vários tipos de monstros das raças: Morto-Vivo, Fantasma, Demônio e Sombrio.
Serão 10 questões aleatórias e de múltipla escolha, após responder as questões você deve ir até o Castelo de Prontera para falar com o Líder dos Templários e realizar o ultimo teste.
O Quarto teste é o Teste de Purificação, deverá ter consigo um pouco de “Água Benta”, (peça a um Noviço ou Sacerdote para fazer uma para você).
Então fale com o Guardião presente na sala ao lado do Líder dos Templários e ele o levará a um corredor repleto de monstros onde deverá exterminar com todos eles, leve algumas poções consigo e atravesse a sala.
Após passar por todos os teste o Líder dos Templários o tornará um Templário.
Qual skills subir primeiro? GC ou Cura?
Bom, isso depende muito de como você pretende upar. Se for upar solo a maior parte do tempo, prefira pegar no mínimo lvl 5 de cura antes de pegar a grand cross. Isto diminuirá muito a velocidade do leveling porém não terá gastos com poções e nem morrerá tanto.
Se puder contar com um sacerdote, em pelo menos 2/3 do tempo, compensa comprar um clipe da cura (carta vitata) e maximizar a GC. Assim vc upará muito rápido e quando estiver sozinho poderá ser virar com a ajuda de algumas poções.
Níveis de 69 até 80
Flash e Puro, Xamã: Inteligência será o único atributo a se evoluir até o 80 ou 90.Para treinar solo recomendo investir em Cura.
Redentor e Escudeiro:É aconselhável upar acompanhado de Sacerdote.
Todos: Possuir uma espada Haedoggum Bi Excepcional, ajuda no potencial da Grand Cross.
Calabouço dos Orcs Nível 2:
Mobs dos Zenorcs dão ainda alguma experiência,eles são frágeis a dano sagrado, quando conseguir a habilidade Grand Cross. Até lá algumas Crux Divinum pode matá-los rápido.
Ataque: Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo.
Defesa: Escudo “Prometeu”, Manteu de “Loki”.
Gef_Fild14:
Grand Orcs, Orcs, já é possível ir matando eles sozinho até se conseguir a habilidade Grand Cross ou Cura.
Ataque: Glacial ou Sabre carteado com Hidras e SW ou só Hidras, Língua de Fogo , Alfanje de Gelo.
Defesa: Chapéu fedorento, Escudo “Prometeu”, Manteu de “Loki”.
Alternativa: Barrete “Sagaz” com a carta salgueiro ajudara com mais 100 de sp, Botas com Sohee.
Cemitério de Glast Heim.
Matar Carniçal, Esqueleto Prisioneiro, Zumbi Prisioneiro, Alma Penada, usando a Crux Divinum até conseguir a Grand Cross.
Após conseguir a Grand Cross aqui fica fácil upar, é só juntar alguns monstros, e mandá-los de volta a seus túmulos para descansarem em paz, e depois se recuperar usando cura caso já a possua.
Ataque:Língua de Fogo.
Defesa: Manteu de “Loki”.
Prisão de Glast Heim.
Muitos perigos o esperam por aqui, Zumbi prisioneiro,Injustiçado, Rybio,Câimbra, Phendark, Mosca Caçadora são monstros de tipos, tamanhos e elementos diferentes, ficando complicado definir um tipo de defesa ou ataque,aqui é bom para redentores evoluírem com bruxos e sacerdotes, ataque Grand Cross no Injustiçado , Zumbi Prisioneiro e Rybio, o resto é bom ter um mago por perto.
Cavalaria de Glast Heim.
Ótimo local para se upar, porem é bem arriscado os Coringa, Raydric, Kalistburg, Cavaleiro do Abismo, Andarilho, Alice, Cavaleiro Sanguinário, Rideword e Raydric Arqueiro causam um dano bem razoável, porem eles são fracos a propriedade sagrado, então é só explodir eles com a Grand Cross. Mesmo tendo cura é bom estar acompanhado de um Sacerdote, soltando Buffs e Curando. Enquanto você ataca os mobs com a Grand Cross.Para que for Redentor pode fazer um trio com um Sacerdote e um Bruxo. Rendendo o mago e o Sacerdote curando, ou até mesmo Caçador.
Ataque: Língua de Fogo, Hedoggum Bi Excepcional.
Defesa: Escudo Prometeu, Chapéu Fedorento.
Níveis de 81 até 90
Cavalaria de Glast Heim.
Ótimo local para se upar, porem é bem arriscado os Coringa, Raydric, Kalistburg, Cavaleiro do Abismo, Andarilho, Alice, Cavaleiro Sanguinário, Rideword e Raydric Arqueiro causam um dano bem razoável, porem eles são fracos a propriedade sagrado, então é só explodir eles com a Grand Cross. Mesmo tendo cura é bom estar acompanhado de um Sacerdote, soltando Buffs e Curando. Enquanto você ataca os mobs com a Grand Cross.Para que for Redentor pode fazer um trio com um Sacerdote e um Bruxo. Rendendo o mago e o Sacerdote curando, ou até mesmo Caçador.
Ataque: Língua de Fogo, Hedoggum Bi Excepcional.
Defesa: Escudo Prometeu, Chapéu Fedorento.
Masmorras dos Castelos: Sempre em grupos acredito que são os melhores lugares para se upar.
Será ainda necessária uma avaliação mais empírica, acredito que os locais não se alterem, pelo fato de a Grand Cross ser um ataque sagrado, e Glast Heim está repleto de monstros frágeis a esse elemento.
Equipamentos, Flash e Puro:
Mais barato:
Cabeça : +4 Barrete Brilhante
Cabeça Meio: Mascara da Opera.
Cabeça Baixo : Mascara da Opera
Arma : Qualquer espada de uma mão, Cartas de André podem ajudar.
Escudo: +4 Escudo, Carta Sapo Thara pode ajudar.
Tronco: +4 Cota de Malha Resistente
Capa: +4 Sobrepeliz c/Raydric, Sussuro ou Isis.
Calçado: +4 Sapatos c/ Matir, Sohee ou Verit.
Acessórios: Brinco, Luvas.
Equipamento Ideal:
Cabeçal: +7 Capacete de Schallern Brilhante, Coroa Adornada
Cabeça Meio: Barbatanas / Óculos de Sol Brilhante
Cabeça Baixo: Bevor
Arma: +7 Haedonggum Bi Excepcional
Escudo: +7 Escudo de Prometeu, Escudo Espelhado de Prometeu.
Tronco: +7 Armadura Legionaria / Armadura Metalica c/ cartas Angeling/PecoPeco.
Capa: +7 Manteau de “Balder” com Raydric, ou Sussuro.
Calçado: +7 Botas c/ Matir,Sohee,Verit,Eggyra.
Acessórios: Brincos c/ Zerom.
Variações de Redentor e Escudeiro:
Arma Mínimo: Qualquer espada de uma mão +5 ou elementais,Cartas Raciais ou Tamanho.
Acessórios Mínimos: Luvas. Anéis.
Cabeça Ideal: +7 Chifres Magestosos,Coroa do Faraó, Coroa Adornada / Chapéu Fedorento
Arma Ideal: +7 Haedonggum Bi Excepcional, Sabre bi Capital Primordial.
Acessórios Ideais: Brincos c/ Zerom,Aneis C/Louva a Deus, .
Equipamentos WOE:
Cabeça: Chapéu Fedorento
Cabeça Meio: Barbatanas / Óculos de Sol Brilhante
Cabeça Baixo: Bevor.
Arma: +7 Haedonggum Bi Excepcional
Escudo: +7 Escudo Espelhado de Prometeu.
Tronco: +7 Armadura Metalica c/ cartas Angeling/PecoPeco, +7 Manto Seda c/ carta Cavalo Marinho
Capa: +7 Capa Velha , +7 Manteu com “Raydric”
Calçado: +7 Sapatilhas de Cristal, +7 Botas c/ Veryt ou Matir.
Acessórios: Anéis de Proteção,Rosários c/Zerom.
Comentário: na woe, acaba tornado-se mais importante ter uma defesa mágica alta do que ter a Destreza e inteligências nos seus bônus máximos.
Reduzem o dano de Retorno da Grand Cross:
Carta Sapo Thara: 30% redução a ataques (demi-humano)
Chapéu Fedorento: 10% redução a ataques (demi-humano)
Auréola: 15% redução a ataques (Sagrado)
Carta Angeling: 100% resistência a Sagrado.
Equipamentos que ofereçam defesa Mágica: Variados.
Alfaje de gelo / Língua de Fogo
São armas que possuem as habilidades lanças de gelo e lanças de fogo encantadas.
Podem ser usadas principalmente no pvp, como artifício contra outros templários e personagens de Vit alta.
Agradecimentos:
Aos Traal, Gustavo Murad,NeOBK,RoquimBr,Redz,Guicoelho,Crys,Eldermaldito e muitos outros com suas criticas e conselhos alem de inúmeros debates sobre vários dos itens desse guia.
A todos os integrantes dos fóruns da LUG e do Prontera, por me ajudarem a tornar esse guia uma realidade e a cada jogador que dentro e fora do jogo, esclareceram inúmeras duvidas.
Obrigado ao Shaka Vigem por sua experiência com o Flash GC, proporcionando algumas dicas.
Ao Oneiros “Fórum do Roempire”quem me inspirou na construção desse guia.
Em fim ao Zee Skyheart pela contribuição de seus guias e de opniões sobre as laminas carteadas.
Fonte de pesquiza:
RodataZone:
http://rodatazone.simgaming.net/index.phpFórum Prontera:
http://forum.prontera.com.br/Fórum do Roempire:
http://forums.roempire.com/Cauculadora de Personagem:
http://www.ragnasim.net/Cauculadora de Personagem do IRO:
[url=http://www.stud.ntnu.no/~magnusrk/calc/]http://www.stud.ntnu.no/~magnusrk/calc/[/url]
Créditos: Jakes demole