Guia geral para ArruaceirosArruaceiro é a classe 2-2 que deriva da classe Gatuno. Pode ser um lutador corpo-a-corpo usando adagas ou ainda atacar à distância usando arco e flechas. Como todo personagem em Ragnarok Online, o Arruaceiro tem várias árvores de habilidades, o que possibilita um belo leque de construções de personagens, ou "
builds", como geralmente é descrito. Neste tutorial irei aplicar meu conhecimento sobre a classe, dando dicas e falando a respeito de cada uma das
builds que conheço. Logicamente, não sou dono da razão absoluta, por isso opiniões podem divergir, já que usarei de conhecimento próprio para fazer este guia.
Índice:
1 Conhecendo os atributos2 Descrição das Habilidades de Arruaceiros2.1 Mapa de Habilidades de Arruaceiros3 Construção de personagens3.1 Arruaceiros PvM (Player vs Monsters ou Jogador vs Monstros)3.2 Arruaceiro GdE (Guerra do Emperium)3.3 Sugestões para iniciantes3.3.1 Sugestões de Atributos para Builds "Comuns"4 Equipamentos e Cartas4.1 Equipamentos4.1.1 Capacetes4.1.2 Armaduras4.1.3 Armas4.1.3.1 Adagas4.1.3.2 Arcos4.1.3.3 Espadas4.1.4 Escudos4.1.5 Mantos4.1.6 Calçados4.1.7 Acessórios4.2 Cartas5 Aprendendo a treinar e a se equipar5.1 Escolhendo o monstro, equipamento e local5.2 Vídeo de UP (by Pepperoni - Hospedagem by Youtube.com)6 Considerações Finais7 Leitura Recomendada8 Bibliografia9 Agradecimentos1 Conhecendo os atributosComo já vi vários tipos de arruaceiros, posso dizer que NENHUM dos atributos é desnecessário. Descreverei de forma básica cada um e sua utilidade na
build.
FORÇA (FOR): aumenta o dano máximo quando atacando com armas corpo-a-corpo (adagas/espadas), aumenta o dano mínimo quando atacando com armas de longa distância (arcos) e 30 pontos na sua capacidade de carga. Extremamente necessário para Arruaceiros que utilizarão adagas.
AGILIDADE (AGI): aumenta a velocidade de ataque (ASPD) e sua esquiva (FLEE). Necessário para grande parte das
builds de Arruaceiros.
VITALIDADE (VIT): Aumenta o HP, a VIT DEF (Defesa pela vitalidade contada em pontos), e a recuperação de HP com poções/itens de recuperação de HP. A VIT DEF subtrai 1 ponto do dano a ataque recebido. EX: se um monstro tira 100 de dano e seu personagem tem 10 de vit, ele passa a tirar 90 de dano. Atributo importante para quem vai para GdE.
INTELIGÊNCIA (INT): Aumenta o SP, a recuperação de SP, Ataque mágico e melhora a recuperação de SP por poções/itens de recuperação de sp.
DESTREZA (DES): aumenta o dano quando atacando com armas de longa distância (arco), aumenta o dano mínimo quando atacando com armas corpo-a-corpo (adagas/espadas), a precisão (HIT) e agiliza conjurações (CAST). Extremamente necessário para Arruaceiros que utilizarão arcos.
SORTE (SOR): Aumenta 0,2 no ataque a cada 1 pontos em qualquer tipo de arma (mesmo desarmado) e aumenta em 0,33 a chance de um dano crítico.
Topo2 Descrição das Habilidades de ArruaceirosNota do autor: Não vou descrever porcentagem de dano ou de bônus. Só darei uma idéia do que a habilidade faz. Também não descreverei habilidades de Gatuno. Caso queira saber mais sobre as mesmas, sugiro que pesquise no database da Level UP! Games ou mesmo de sites internacionais, como o Doddler, ROCards e afins.
Perícia com Espada -
Maximizada no nível 10:Aumenta o dano com espadas de uma mão E ADAGAS.
Muito útil em PvM. Se você escolheu ser um Arruaceiro de Adagas, indico colocar essa habilidade no máximo.
Olhos de águia -
Maximizada em nível 10:Aumenta a precisão e o alcance de ataques com arco.
Idêntica a dos Arqueiros.
Rajada de Flechas -
Maximizada em nível 10:Atinge o alvo com 2 tiros de flecha seguidos, causando grandes danos.
Idêntica a dos Arqueiros.
Remover Armadilha -
Maximizada em nível 1:Remove uma armadilha do chão. Recupera o item "Armadilha", adicionando uma ao inventário.
Idêntica a dos Caçadores.
Mãos Leves -
Maximizada em nível 10:Dá a chance de usar a habilidade "Furto" (Habilidade de Gatuno) automaticamente. Quanto maior o nível, mais chances da habilidade ser usada. SÓ FUNCIONA COM ARMAS CORPO-A-CORPO OU DESARMADO. As chances de furtar aumentam conforme a DES do usuário.
Afanar -
Maximizada em nível 10:Dá a chance de "roubar" zeny de monstros. Quanto maior o nível do monstro e o nível da habilidade, mais zeny será "roubado". Mas não se iludam! A habilidade quebra um bom galho, mas não é o suficiente para ficar rico da noite para o dia. As chances são baixas e uma hora o sp acaba. DIZEM que as chances e a quantidade de zeny roubada aumenta conforme a SOR do usuário. Mas caso queira maximizar essa habilidade, você poderá fazer até 50.000z/h (segundo relatos de jogadores que possuem essa habilidade maximizada).
Túnel de fuga -
Maximizada em nível 5:Quando usado a habilidade "Esconderijo" (Habilidade de Gatuno) permite que você "cave um túnel", andando furtivo e um pouco abaixo da velocidade normal. Cada nível aumenta a velocidade de movimento e diminui o consumo de sp.
Apunhalar -
Maximizada em nível 10:Permite atacar apenas pelas costas. Por ser um golpe traiçoeiro, ele nunca erra. Assim que o golpe é deferido, há a necessidade de se posicionar atrás do alvo novamente.
Ataque Surpresa -
Maximizada em nível 5:Permite atacar alvos em uma área 3X3, com uma pequena chance de causar cegueira (blind) e atordoamento (stun) nos alvos. Só pode ser usada quando o usuário estiver escondido (utilizar a habilidade "Esconderijo").
Rapto -
Maximizada em nível 5:Funciona como se fosse uma asa de mosca, mas com algumas diferenças. A principal delas é que você tem que ter um alvo e conseguir dar um dano no mesmo para se teleportar. Sendo assim, você leva o monstro junto. Não pode ser usado em Mini-boss ou MVP. Deve ser usada com cuidado, pois caso você derrote o monstro, o loot fica para trás. (Imagine se você derruba uma carta nessa hora)
Plágio -
Maximizada em nível 10:Copia a última habilidade que te deu dano. Existem regras e excessões para essa habilidade. Para consultá-las, clique aqui para verificar o guia "
Plágio - tudo que você precisa saber para ser um chupinhão"
Desequipar Arma/Armadura/Escudo/Capacete -
Maximizada em nível 5 cada:Em monstros: baixa em 10% algum status do monstro, dependendo da habilidade usada.
Em Jogadores: retira um dos equipamentos - variando pela habilidade usada - por um curto período de tempo. Tem a chance mínima de 15% da habilidade funcionar. As chances são aumentadas conforme a DES do usuário e do alvo.
Malandragem -
Maximizada em nível 1:Quando 2 ou mais arruaceiros estiverem juntos e você sentar, você não será atacado por nenhum monstro (exceto insetos, demônios e MVPs).
Extorquir -
Maximizada em nível 5:Faz praticamente a mesma coisa que a habilidade "Desconto" dos mercadores, com a diferença de 1% a mais de desconto quando maximizada.
Faxina -
Maximizada em nível 1 (Não implementado):Na teoria, limpa uma pichação. Como não está implementado não irei comentar mais.
Pichar -
Maximizada em nível 5 (Não implementado):Na teoria, picha uma imagem em uma bandeira de castelo. Como não está implementado não irei comentar mais.
Grafiti -
Maximizada em nível 1:Permite que você "piche" uma frase com um número de caracteres limitados. É uma das habilidades mais divertidas. Gasta uma gema vermelha.
CUIDADO! Não vá escrever besteiras pois você pode ser punido por isso.
Topo2.1 Mapa de Habilidades de ArruaceirosTopo3 Construção de personagensPrimeiramente você deve saber o que quer fazer com seu Arruaceiro. Abaixo segue as
builds mais comuns:
Topo3.1 Arruaceiros PvM (Player vs Monsters ou Jogador vs Monstros)Existem pelo menos três
builds para PvM:
Arruaceiro de Mãos Leves: um personagem que usa adagas e prioriza Agi/For/Des. Geralmente é usado para PVM, tendo variações/misturas com outros tipos de
build. O importante nesse personagem é a velocidade de ataque para influenciar na habilidade "Mãos Leves".
Arruaceiro de Plágio: um personagem versátil, podendo usar tanto adagas como arcos. Usa a habilidade plágio geralmente em nível 5 para copiar habilidades como "Combo Triplo" e "Cura". Para mais informações sobre a Habilidade Plágio, suas regras e excessões, visite meu guia sobre
plágio.
Arruaceiro de Pichar: a real face do Arruaceiro. Usa habilidades que não tem grande valia em
up ou mesmo em GdE, tendo apenas efeitos visuais ou para o próprio arruaceiro. Se sua intensão é levar o nome "arruaceiro" a sério, essa é sua
build!
A habilidade mais interessante com certeza é a "Grafite", que permite que você "piche" no chão uma frase com uma quantidade de caracteres limitada por tempo também limitado.
Topo3.2 Arruaceiro GdE (Guerra do Emperium)Existem pelo menos duas
builds para a Guerra do Emperium:
Arruaceiro Apunhalador: usuário da habilidade "
Apunhalar", geralmente usa uma espada de uma mão para deferir o golpe. Causa um bom dano, principalmente em classes frágeis como Bruxos e Caçadores. O grande porém da habilidade é que ela tem que ser usada sempre nas costas do adversário, o que dificulta um pouco o uso. Mas você ainda pode ficar "dançando" para poder utilizá-la.
Nota do autor: A
build Apunhalador pode ser mesclada com alguma
build de PvM ou mesmo com a de Desequipar.
Arruaceiro de Desequipar: o famoso "
divester". Geralmente é um arruaceiro que usa arco e tem como principal objetivo desequipar outros personagens durante o período de guerra ou ainda no PvP. É muito requisitado em grandes clã e podem fazer grande diferença na conquista de castelos. Com esse personagem é possível desequipar 4 equipamentos do adversário: Capacete/Elmo, Escudo, Armadura e Arma.
Topo3.3 Sugestões para iniciantesQuando começamos a jogar Ragnarok, geralmente "experimentamos" cada classe. Quando se escolhe o Arruaceiro (parabéns! ótima escolha! ^_^), geralmente é para "roubar" mais itens. Então, sugiro que siga uma
build para PvM, como a de Mãos Leves.
Um bom planejamento com calculadoras de
builds sempre é bem vindo. Posso usar minha principal
build PvM como exemplo. Demorei TRÊS MESES para chegar a um resultado que fosse satisfatório. e ainda hoje eu a altero, sendo que recentemente consegui fechá-la no nível 98 e sem equipamento algum, deixando o personagem independente de qualquer status que seja proveniente de equipamentos.
Topo3.3.1 Sugestões de Atributos para Builds "Comuns"Novamente lembrando: Essas são sugestões para INICIANTES na classe Arruaceiro. Os valores aqui não devem ser tomados como padrão ou como verdade absoluta, é apenas uma base para que você consiga montar sua
build por si só. Caso tenha dúvidas, procure por um forum especializado como o da Level UP! Games, do ROEmpire, ROCard ou Doddler.
Citarei apenas duas
builds, uma para PvM com algumas sugestões e outra para GdE. Colocarei o CONCEITO de uma terceira
build não muito comum nos servidores do bRO, mas que já vi em outros servidores, uma
build de Arco com Plágio.
Arruaceiro de Mãos Leves:É também chamado de "
Ganker" (porque a habilidade "Mãos Leves" em inglês é "
Gank"). Por ter como função principal furtar automaticamente o mais rápido possível, o dano que se aplica no monstro não deve ser extremo, mas sim mediano. O que permite que ele derrote o monstro rapidamente e ainda furte rapidamente é a Velocidade de Ataque (ASPD) e a quantidade de destreza que o personagem possui.
Valores de Atributos Aproximados (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):
For: 80~90
Agi: 100~110
Vit: 10~40 (varia com a "mistura" que vai fazer com outra
build)
Int: 6
Des: 50~70
Sor: 1
Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1
Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 10
Afanar - Nível 4
Túnel de Fuga - Nível 2
Apunhalar - Nível 4
Ataque Surpresa - Nível 5
Rapto - Nível 5
Sobram 19 pontos que podem ser usados em:
- Plágio
- Perícia com Espada
- Fazer a
build da Habilidade Grafiti
Arruaceiro de Desequipar:É também chamado de "
Divester" ou "
Stripper" (porque as habilidades "Desequipar" em inglês são chamadas "
Divest" no iRO e "
Strip" no euRO). É um personagem complicado de treinar, mas que tem ótimo desempenho em PvP e GdE. Sua principal função NÃO É DERROTAR, mas sim desequipar outros jogadores e facilitar a vida dos bruxos e monges. Geralmente é um Arruaceiro de Arco, pois as habilidades "Desequipar" depende do atributo DESTREZA do usuário e do alvo para funcionar. Lembrando que ela tem uma chance MÍNIMA de 15% para a habilidade funcionar.
Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Arco (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):
For: 8~30
Agi: 70~80
Vit: 40~80
Int: 24~30
Des: 90~110
Sor: 1
Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Adaga (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):
For: 60~80
Agi: 60~80
Vit: 40~60
Int: 24~30
Des: 70~90
Sor: 1
Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1
Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 4
Afanar - Nível 2
Desequipar Capacete - Nível 5
Desequipar Escudo - Nível 5
Desequipar Armadura - Nível 5
Desequipar Arma - Nível 5
Sobram 21 pontos para distribuir entre as outras habilidades. Nesta
build não posso sugerir onde colocar, pois não sei se o Arruaceiro será de arco ou de adaga. Siga a
build conforme a arma que você está usando para treinar.
Arruaceiro Plágio de Arco:Uma
build que conheci através de um amigo e que só vi no bRO apenas 1 vez como ARRUACEIRO. Essa
build é bem comum entre os Desordeiros, mas isso já é outro caso. A finalidade da habilidade é
upar rapidamente utilizando várias habilidades plageadas. É UMA
BUILD QUE DEVE SER MUITO BEM PLANEJADA, pois vai envolver altos custos enquanto gatuno (Com arcos carteados, por exemplo). Geralmente depende ou de um CHAPÉU DE PINTINHO (veja mais na parte de Equipamentos) ou de uma carta Sorrateiro. O nível 10 da habilidade "Ataque Duplo" dos Gatunos é extremamente necessária nessa
build. Existem algumas
builds possíveis, mas a que mais me chamou a atenção foi:
Valores de Atributos Aproximados para Arruaceiro de Plágio com Arco (somados com o bonus proveniente de equipamentos e bonus de classe):
For: 8
Agi: 18
Vit: 7
Int: 102
Des: 110
Sor: 1
Habilidades:
Obrigatório como Gatuno:
Esconderijo - Nível 1
Furto - Nível 1
Como Arruaceiro:
Mãos Leves - Nível 4
Afanar - Nível 4
Túnel de Fuga - Nível 2
Apunhalar - Nível 4
Ataque Surpresa - Nível 5
Rapto - Nível 5
Plágio - Nível 10
Olhos de Águia - Nível 10
Sobram 5 pontos.
Com essa
build acima pode-se treinar com várias habilidades copiadas, mas cada qual em um local expecífico. Os locais são limitados, mas uma das habilidades mais impressionantes é a "Armadilha Extenuante" dos Caçadores. Elas dão mais dano conforme a quantidade de monstros que passam simultaneamente por ela aumente. Não é uma coisa fácil de se fazer, ainda mais com as limitações da habilidade plágio, mas não deixa de ser uma opção.
Topo4 Equipamentos e CartasEm Ragnarok Online, um dos maiores desafios é o de se equipar. Não com equipamentos simples, os vendidos em NPC, mas com sets de cartas que podem melhorar (e muito) o desempenho do personagem no jogo. Isso sem contar os Equipamentos Refinados além do limite de segurança (ou Over, como é mais comum serem chamados) e com slot extra (também chamado de slotado). Para conhecer mais sobre "Over", "Slotados" e Armas Elementais, sugiro pesquisar os guias no
Fórum da Level UP! Games.
Abaixo citarei algumas das armas, equipamento e cartas essenciais para a sobrevivência do seu personagem em Rune Midgard.
Topo4.1 EquipamentosOs equipamentos são divididos em:
- Capacete (Topo)
- Capacete (Meio)
- Capacete (Baixo)
- Armadura
- Arma
- Escudo
- Manto
- Calçado
- Acessório 1
- Acessório 2
Cada um deles pode ser usado para melhorar a performance do seu personagem equipando itens muito valiosos.
Topo4.1.1 CapacetesO Capacete (ou
Hat do inglês "Chapéu") é o único equipamento que, ao ser usado, altera o visual do seu personagem. Existe uma infinidade de capacetes que os arruaceiros podem usar, mas neste instante vou comentar os principais e mais comuns que podem ser equipados. Citarei os mais comuns e não levarei em consideração os sets.
Barrete[1]: +3 DEF, 1 Slot, Peso 30 - Equipa apenas no topo.
A versão sem slot é muito usada quando não se tem muitos equipamentos e/ou zeny. Ajuda bastante no início.
Chapéu Chinês: +1 AGI, +3 DEF, Peso 30 - Equipa apenas no topo.
É um chapéu comum, muito procurado no início do bRO, mas que foi sucateado e esquecido com a chegada dos ROPs. Ajuda no início da jornada, mas vai ser facilmente esquecido com o decorrer do tempo.
Bandana Pirata: +1 FOR, +3 DEF, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
O meu
hat preferido. É mais um item que foi sucateado, mas que está em recuperação. Em atualizações futuras, será possível "slotar" o item com o sistema de slots implantado em Rachel.
Chifres Pontudos e Chifres Pontudos[1]: +6 DEF, Peso 100, Nível Mínimo de uso 50 - Equipa apenas no topo.
É um item muito interessante, pois tem uma defesa alta, equipa apenas no topo e ainda pode ser slotado pelo sistema de slots (as chances são baixas, cerca de 10% e o custo é alto).
Faixa de Caratê: +2 FOR, +1 DEF, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
É o preferido dos jogadores que gostam e/ou precisam de mais força no personagem.
Maçã de Guilherme Tell: +3 DES, Peso 20, Nível Mínimo de uso: 30 - Equipa apenas no topo.
É o preferido dos jogadores que gostam e/ou precisam de mais destresa no personagem. Possivelmente Arruaceiros de arco permanecerão com ele por um bom tempo.
Faixa Fantasma: +2 AGI, Adiciona resistência a ataques do Elemento Fantasma em 10%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
Outro
hat sucateado com a chegada dos ROPs.
Asas de Anjo: +1AGI, +1SOR, +3MDEF, +2DEF, Diminui dano recebido de monstros do tipo Demônio em 3%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
Um
hat muito procurado por ser item obrigatório para alguns outros
hats como Elmo Angelical e Orelhas de Anjo. É muito difícil de encontrá-lo e certamente é um símbolo de status.
Asas de Demônio: +1FOR, +2MDEF, +3DEF, Diminui dano recebido de monstros do tipo Anjo em 3%, Peso 10 - Equipa apenas no topo.
A versão "sombria" das asas de anjo. Fica com um visual bem legal, mas não é tão caro pois não é usado para fazer outros
hats a não ser as Asas Malígnas.
Elmo Angelical: +1AGI, +1SOR, +3MDEF, +5DEF, Peso 160, Nível Mínimo para uso 74. - Equipa no topo.
Um bom
hat para se obter uma boa defesa.
Orelha de Anjo / Asas Malígnas: +1FOR, +1DEF, Peso 10, Nível Mínimo de uso 70 - Equipa apenas no centro.
Tem um ótimo visual e ajuda a fechar os atributos de força.
Máscara da ópera: +2 DEF, peso 20 - Equipa no centro/baixo
Sou suspeito pra falar dessa máscara, pois é minha preferida. Ajuda na defesa e o visual não é um dos piores.
Máscara do Senhor das Trevas[1]: +2FOR, +1DEF, 1Slot, Peso 200, Nível Mínimo de uso 50 - Equipa apenas no topo/centro. Disponível por ROPs
Um ótimo
hat. É possível fazer um combo com as cartas cãibra e tarou (citarei seu efeito na seção de cartas).
Chapéu de Pintinho: +2 SOR, +50 HP, +50 SP, Diminui dano recebido de monstros do tipo Humanóide e Bruto em 3%, Não pode ser refinado, Permite o uso da Habilidade "Ataque Duplo" Nível 2. Quando se tem a Habilidade "Ataque Duplo" em nível 3 ou maior, ele será usado, Equipa apenas no topo, Disponível por ROPs.
A opção para Gatunos/Arruaceiros de arco que não podem/querem largar mão de ver os ataques duplos a distância. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny. Ajuda bastante no
up com arco e certamente é uma ótima aquisição.
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Nota do autor: Como está escrito na descrição desse
hat, pode-se utilizar a habilidade "Ataque Duplo" em nível 10 para quem possui a habilidade maximizada. Em outras palavras: Ataque Duplo 10 com arco, espada, machado, maça... com qualquer arma equipável em Arruaceiros.
Hélices 2.0: +2 AGI, +1 DES, +10 Esquiva, Diminui o tempo de conjuração conforme o número de refinamentos - Equipa apenas no Topo, Disponível por ROPs.
Certamente é um dos melhores
Hats que estão disponíveis via ROPs. É comum encontrá-lo à venda em lojinhas em Prontera por zeny. Seus atributos ajudam bastante no
up inicial e pode ser usado praticamente até o nível 99.
Chapéu da Flor do Luar: +1 DES, +3 DEF, Peso 20 - Equipa no Topo/Centro. Enquanto estiver atacando tem a chance de usar a Habilidade "Aumentar Agilidade" no nível 1 no usuário.
Esse é um ótimo
hat que estava disponível a algum tempo via Aquisição de Créditos. Com a chegada das Hélices 2.0 foi deixado meio que de lado, mas ainda é uma ótima opção por usar
Agi Up constantemente. Quando a Esquiva já estiver satisfatória, pode ser utilizado para aumentar a velocidade de locomoção.
Topo4.1.2 ArmadurasAs armaduras são equipamentos que auxiliam na defesa e, principalmente, melhoram o rendimento do treino com algumas cartas expecíficas. Este equipamento não altera seu visual, mas pode ser decisivo nos períodos de GdE ou mesmo a receber menos dano daquele MVP Overpower (tradução: "Forte demais"). Citarei os mais comuns e não levarei em consideração os sets de equipamentos.
Gibão[1]: +1 DEF, Peso 10.
Quem disse que aquela carta Picky ou mesmo aquela carta Besouro Ladrão não tinha utilidade? Depois de ter uma esquiva satisfatória, você pode usar um Gibão[1] com essas cartas para ajudar a fechar os atributos do seu personagem.
Túnica[1]: +3 DEF, Peso 30.
Ótima escolha para quem tem um Super Aprendiz ou um Eterno Aprendiz e gosta de deixar os equipamentos viáveis para todos os personagens.
Traje de Gatuno e Traje de Gatuno[1]: +1 AGI, +6 DEF, Peso 10.
Simplesmente a escolha perfeita, porém um tanto quanto cara para iniciantes. O maior atrativo é o peso e, como foi feita para Gatunos e suas evoluções, logicamente tem +1 de Agilidade. Ótima pra quem gosta de carregar poções extras.
Indumentária Ninja e Indumentária Ninja[1]: +1 AGI, +7 DEF, +3MDEF, Peso 100.
Outra ótima armadura para Gatunos e Evoluções. Os grandes poréns: É mais pesada; Não pode ser comprado em NPCs; Só pode ser slotado pelo sistema implementado em Rachel. Costuma ser mais cara que o Traje de Gatuno, mas é uma opção melhor para aqueles que curtem a GdE. Também é boa para quem gasta bastante sp, pois faz combo com o Cinto de Shinobi (citarei efeito na parte de Acessórios)
Paletó[1]: +5 DEF, Peso 30.
Outra armadura muito versátil. Ótima escolha para quem vai dividir equipamentos com outros personagens e não tem Super Aprendiz ou Eterno Aprendiz. A vantagem é que pode ser facilmente vendido depois que você comprar o seu Traje de Gatuno ou a Indumentária Ninja.
Topo4.1.3 ArmasAqui está o segredo de todo Arruaceiro: saber que armas usar. O bom andamento de seu treino vai depender diretamente de suas armas. Com armas melhores, seu treinamento será mais fácil. Citarei aqui de forma detalhada todos os equipamentos possíveis e de grande utilidade tanto para arruaceiros de arco como os de adaga.
Como minha especialidade é Arruaceiro de Adaga, iniciarei por elas. Vale a pena lembrar que citarei os equipamentos mais usados, por isso caso não veja uma Adaga da Fortuna aqui, não é mera coincidência.
Topo4.1.3.1 AdagasDamascus[2] e Damascus Elemental: Arma nível 3, +118 ATQ, Peso - Nível Mínimo de uso 24.
Quando se trata de Adagas, a Damascus é a melhor no quesito ELEMENTAL (para saber mais sobre como fazer suas armas elementais, acesse o guia do Full Metal Alchemist no forum da Level Up! Games -
Guia para Pure Forgers - por FMA. Por ser a adaga que pode ser forjada de ataque mais alto acaba se tornando a escolha óbvia. Já para carteados ela não é tão eficiente por possuir 2 slots.
Gladius[3]: Arma nível 3, +105 ATQ, Peso - Nível Mínimo de uso 24.
Uma ótima opção para quem necessita de uma adaga carteada. Ela pode ter um ataque inferior a da Damascus[2], mas só pelo fato de poder usar uma carta a mais, já dá larga vantagem quando se analisa o dano final que ela tem diante de sua concorrente.
Main Gauche[4]: Arma nível 1, +45 ATQ, Peso - Nivel Mínimo de uso 3
Quem disse que uma Main Gauche[4] não serviria para Arruaceiros? Essa adaga devidamente carteada é a melhor opção para infringir status negativos nos adversários. Nesse caso, SEMPRE USE CARTAS IGUAIS. Se quiser causar maldição, use 4 cartas Magnólia. Se quiser causar cegueira, use 4 cartas Familiar. NUNCA MISTURE CARTAS DE STATUS. O efeito demora mais a aparecer.
Rondel e Rondel [1]: Arma nível 4, +80/+70 ATQ respectivamente, Peso 60, Infringe maior dano quando a Defesa do oponente for elevada. Quanto maior a defesa, maior será o dano causado - Nível Mínimo de uso 36
Sem dúvidas é a mãe das adagas. Essa adaga possibilita o treino em locais antes frequentados apenas por Mercenários Criticos e Monges OI. Como a ASPD de um usuário de adagas geralmente é elevada, o dano por segundo em MAPAS ESPECÍFICOS é muito bom. Mas ela ainda não dispensa o uso de uma boa adaga carteada.
Adaga Sagrada: Arma nível 4, ATQ +120, Peso 80, elemento Sagrado - Nível Mínimo de uso 55 - Disponível por ROPs
Cansou de ter que voltar ao pvp e suplicar a um Sacerdote que mande um aspersio em você? Carta Druída Maligno está muito caro? SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Tá, chega né? Bem, com essa adaga é possivel ir a locais onde só era possivel frequentar em conjunto com um sacerdote. Tudo bem que o seu dano não será tão alto quanto com uma Gladius[3] carteada com aspersio, mas ainda sim terá a vantagem de dano elemental sagrado.
Ginnungagap e Ginnungagap[1]: Arma nível 4, +120 ATQ, Peso 70, elemento Sombrio - Nível Mínimo de uso 70
Seu set de Damascus Elementais está completo? Então essa é mais uma aquisição. Ela é ótima contra monstros sagrados (principalmente em Geffenia, contra Anjo Fajuto) e tem o mesmo ataque que uma damascus. Aproveite, com essa adaga ainda é possível fazer a Missão (quest em inglês) do Selo de Mjolnir. Acesse a lista de
missões clicando aquiFaca de Combate: Arma nível 4, ATQ +80, Peso 40, Ignora defesa de monstros do tipo Homanoide; infringe +10% de dano em monstros humanoides, reduz em +10% danos de monstros Humanóides. Nivel Mínimo de uso 36
Sinceramente não sei até quanto essa adaga é melhor que uma Gladius [3] carteada. Talvez o fator de ignorar defesa de monstros humanoides seja um fator decisivo para o uso dessa adaga.
Bazerald: Arma nível 4, ATQ +70, Peso 50, +5 INT, +10 MATK, Nivel Mínimo de uso 36
Plagiadores com 99 de int, esta é sua adaga! Não é boa para ataques físicos, mas é ótima para quem quer treinar com magias ou vai usar plágio de habilidades que dependem muito de sp / dano mágico.
Topo4.1.3.2 ArcosGakkung[2]: Arma nível 3, +100 ATQ, Peso, Nível Mínimo de uso 33
Ótima opção para quem vai ser arruaceiro de arco. Não há muito o que dizer, a não ser que permite um ótimo ataque.
Arbaleste[2]: Arma nível 3, +90 ATQ, +2 DES, Peso, Nível Mínimo de uso 33
Geralmente é a opção que recomendo para quem quer fechar a
build com esses 2 pontos de Destreza e assim economizar alguns pontos para outro atributo. Quando fechada a Destreza, não fica devendo nada para um Gakkung[2].
Nota do autor: Quando se usa arcos, é importante saber que flechas usar. Três tipos de flechas são vendidas em NPC's: Prata, Fogo e Normal. Caso necessite de flechas de outros elementos, você será obrigado a recorrer a um Arqueiro/Caçador/Bardo/Odalisca que tenha a Habilidade "Fabricar Flechas".
Nota do autor 2: Para minimizar o peso das flechas, recomendo fazer Aljaves (são feitas em Payon, próximo ao Refinador de Equipamentos). Elas diminuem bastante o peso das flechas e permite que carregue muito mais, permitindo assim maior autonomia de treino.
Topo4.1.3.3 EspadasSim! Alguns arruaceiros usam espadas! Elas são usadas por Apunhaladores e, em 95% dos casos, apenas na hora do Apunhalar, sendo trocada por uma Gladius[3] ou outra adaga específica no momento do "mano-a-mano". Mas que fique ciente: Caso vá usar uma espada para
upar com ataques básicos (apenas clicando no monstro e administrando a esquiva/poção) seu ASPD vai cair pelo menos 2 pontos dependendo sua
build.
Haedonggum[2] ou Elemental: Arma nível 3, +3 INT, +120 ATQ, Peso 90, Nível Mínimo de uso 27
É a "Damascus" da classe de espadas. A vantagem real é explicada abaixo, juntamente com a próxima espada.
Sabre[3]: Arma nível 3, +115 ATQ, Peso 100, Nível Mínimo de uso 27
Ao meu ver a única espada viável para treino com Arruaceiros. A grande vantagem das espadas é que em monstros médios tem 100% de dano e em grandes 75%. Caso queira aproveitar o Ataque Duplo, utilize um Chapéu de Pintinho.
Topo4.1.4 EscudosUm grande aliado para o Arruaceiro. Geralmente é utilizado para comportar uma carta de redução de dano (que, geralmente é racial) em 30%. Tudo bem que Arruaceiros tem esquiva alta, mas não é 100% garantida. Nesses casos, a diminuição do dano ajuda na sobrevivência do nosso intrépido personagem. Novamente não irei comentar os sets de equipamentos.
Vembrassa[1]: +3 DEF, Peso 30
Opção mais versátil, porém com defesa baixa. Ajuda quando se tem um outro personagem que não pode equipar uma Broquel[1].
Broquel[1]: +4 DEF, Peso 60
A opção ideal. Tem uma ótima defesa e serve para mais alguns personagens como Monge, Sacerdotes e classes corpo-a-corpo em geral.
2° parte a seguir